Abadia de Santa Cruz é o terceiro maior mosteiro do Brasil

Há muito mais para ver e conhecer do que se imagina!

O turismo religioso é uma importante vertente do setor turístico, que envolve a visitação de locais e eventos de grande significado espiritual e religioso. O Brasil, com sua diversidade cultural e religiosa, oferece uma ampla gama de destinos, igrejas, santuários, festas e peregrinações que atraem turistas tanto locais, quanto internacionais.

Um dos mais famosos no país é a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O  local recebe milhões de peregrinos anualmente, especialmente durante as celebrações do 12 de outubro, data dedicada à santa. O complexo inclui a Basílica, o Museu de Nossa Senhora Aparecida, a Passarela da Fé e outros espaços de oração.

Entretanto, aqui em nossa região existe a Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, localizada no município de Itaporanga. A Abadia é um importante mosteiro católico, de vida monástica e espiritualidade, onde monges dedicam suas vidas à oração, trabalho e estudo.

Foi fundada em 1936 por Dom Atanásio Merkle e Ir. Lucas Mertens e por monges cistercienses. Como muitas abadias, seu objetivo é promover uma vida centrada na oração e na busca pela santidade, além de ser um ponto de referência espiritual para a região.

A construção meticulosa do Mosteiro, sob a direção do Ir. Nivardo Nüdling, é um testemunho da dedicação e habilidade dos monges cistercienses. Utilizando tijolos fabricados pelos próprios monges na Olaria do Mosteiro, a edificação se tornou um marco imponente na paisagem, com a ala frontal sendo inaugurada em 20 de agosto de 1943.

A igreja abacial e paroquial de São João Batista, cuja pedra fundamental foi lançada em 29 de novembro de 1959, com a presença do Bispo Diocesano de Sorocaba, D. José Carlos de Aguirre é um exemplo magistral da arquitetura sob a direção do renomado arquiteto alemão, Dr. Albert Bosslet.

Os visitantes do local também encontram um contraste no âmbito da arquitetura. Do lado de fora da abadia, o que se vê é uma arquitetura rústica, com um prédio que lembra um castelo medieval, enquanto dentro o que se encontra é uma arquitetura moderna e grandiosa.

Para além das atividades litúrgicas, os monges cistercienses de Itaporanga desempenham um papel vital na vida pastoral das paróquias de Itaporanga e Riversul desde a sua fundação. Seu compromisso estende-se também às atividades agrícolas e pecuárias, contribuindo para o sustento e desenvolvimento da região.

A Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz não é apenas um lugar de culto, mas um ponto de referência espiritual e turístico. Suas mais de 25 capelas rurais e a rica história que envolve o monumento atraem visitantes, devotos e peregrinos ao longo de todo o ano.

Atualmente, a Abadia oferece visitas monitoradas mediante agendamento prévio, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar na história, arquitetura e espiritualidade da comunidade monástica, enriquecendo suas experiências e conhecimentos sobre esse local tão especial. Para participar da experiência não há um preço fixo, sendo que cada um ajuda com a quantia que puder.

Informações sobre horários e visitas pelos telefones (15) 3565-1245, (15) 3565-3533 ou  (15) 99644 2218.
 

PUBLICIDADE