Aparência não é tudo!

Autoconhecimento, comportamento, comunicação e imagem pessoal. Esses são os pilares do Programa Identidade Ampliada

Rainhas, empoderadas, submissas, donas de casa. A imagem da mulher foi construída sob várias visões pela sociedade. Hoje elas lutam por seus ideais e deixaram de lado o estereótipo de sexo frágil e dependente. A força feminina ganha espaço e, para isso, elas contam uma palavra-chave: autoconhecimento.

A pessoa que tem consciência sobre os seus pontos fortes ganha, essencialmente, a oportunidade de utilizá-los a seu favor. Por outro lado, conhece também suas próprias limitações e tem a chance de modificá-las.

Olhar para si mesmo e ver os próprios valores, os pontos fortes, os pontos fracos, os medos, as alegrias é muito importante para o crescimento pessoal. O autoconhecimento também é essencial para a vida profissional. Às vezes, você não se sente bem naquele ambiente de trabalho porque realmente ele não é para você. Outras vezes você não consegue superar aquele obstáculo porque não conhece as suas próprias dificuldades.

Assim é o Programa Identidade Ampliada, que a comunicóloga e psicanalista Claudia de La Rua desenvolve com as mulheres que a procuram em busca de se reconhecer. 

 

Prime - O que é e como funciona o Programa Identidade Ampliada?

Claudia - É um programa de desenvolvimento pessoal, que tem como base quatro pilares: autoconhecimento, comportamento, comunicação e imagem pessoal. A proposta é apresentar à pessoa uma visão mais ampla sobre si mesma, ajudando-a, em cada etapa, despertar potencialidades para atingir objetivos pessoais e profissionais.

Prime - O Identidade Ampliada segue uma metodologia própria?

Claudia - Sim. Para desenvolver esse processo eu reuni todo o conhecimento adquirido nas minhas áreas de formação: Comunicação e Psicanálise, além das diversas especializações, como Gestão de Pessoas, Imagem Pessoal, Branding e Visagismo.

Depois de trabalhar muitos anos com comunicação corporativa, eu comecei a mudar meu foco para a comunicação pessoal. Fui estudar estratégias de imagem pessoal e comecei a atender mulheres que queriam se vestir melhor e descobrir seu estilo. 

Logo nos primeiros atendimentos, me deparei com a profundidade de suas histórias de vida. Foi aí que percebi que por trás da imagem e do vestir, existiam outras grandes questões comportamentais e emocionais

Logo nos primeiros atendimentos, me deparei com a profundidade de suas histórias de vida. Foi aí que percebi que por trás da imagem e do vestir, existiam outras grandes questões comportamentais e emocionais. Comecei a estudar Psicanálise, num primeiro momento apenas com a intenção de fazer uma melhor entrega do meu trabalho. Mas me apaixonei tanto, que, após uma longa trajetória de estudo, formação e análise pessoal, hoje atuo como Psicanalista Clínica. 

Com a Psicanálise eu reformulei toda a minha metodologia de trabalho até chegar ao formato do Identidade Ampliada, que é um projeto que desenvolvo em paralelo com a clínica psicanalítica. 

Hoje eu entendo que não tem como trabalhar a imagem de alguém sem antes ajudá-la a se entender melhor consigo mesma. A nossa imagem é uma ferramenta poderosa de comunicação não-verbal. Mas antes de dominar essa linguagem, é preciso entender o que se quer comunicar, mas nem todo mundo tem essa resposta. O Identidade Ampliada vai auxiliar em todo esse processo, da busca à prática.

Prime - Qual a necessidade de eu me autoconhecer?

Claudia - Vou usar aquela frase clichê do filme Alice no país das Maravilhas: “Para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.

Acredito que o autoconhecimento seja o grande motor da vida

Acredito que o autoconhecimento seja o grande motor da vida. Ao se conhecer você sabe quais são suas forças, fraquezas, potencialidades, inseguranças e passa a se autorresponsabilizar pelas coisas que acontecem na sua vida, assumindo o protagonismo e sendo capaz de decidir por si só. Em suma, sai do piloto automático e assume o rumo dos seus caminhos.

Prime - Você também ajuda a curar feridas?

Claudia - Como dizia Freud: “A cura não vem do esquecer. Vem do lembrar sem sentir dor. É um processo”.

A psicanálise vai ajudar na travessia desse processo. Eu sou apenas um instrumento de escuta, com alma, acolhimento, técnica e teoria, que vai auxiliar o analisando (paciente) a fazer a travessia.

Prime - Por que a comunicação correta e a oratória são importantes para o desenvolvimento do ser humano?

Claudia - Nos comunicamos desde o momento em que acordamos até o momento em que decidimos dormir. Assim, para a melhor qualidade das relações e evolução pessoal, é melhor que tenhamos domínio e clareza sobre o que dizemos e expressamos. 

Assim, para a melhor qualidade das relações e evolução pessoal, é melhor que tenhamos domínio e clareza sobre o que dizemos e expressamos.

No atendimento aos meus pacientes de psicanálise é possível observar o quanto a falha - ou a falta - de comunicação prejudica os relacionamentos, não apenas pessoais, mas também no posicionamento profissional.

Há três anos eu ministro uma mentoria de Oratória ao lado da professora Renata Domingues. Já ajudamos muitos alunos a impulsionarem a comunicação tanto online, como offline. Mas no consultório ajudo os pacientes a perceberem que a comunicação é emocional e está diretamente relacionada à autoconfiança e a autoestima. E isso tem solução.

Prime - Como eu sei quando devo melhorar a minha comunicação?

Claudia - Quando você sente que as pessoas não entendem o que você diz; perde o foco ao explicar coisas ou contar história; tem dificuldade de se posicionar em reuniões ou em relacionamentos; tem pavor de situações de exposição na fala; sente-se inferior por não conseguir mostrar o seu valor; quando perde oportunidades por não saber se comunicar... e por aí vai. São muitos os motivos para ter uma comunicação assertiva e eficaz.

Prime - Qual a duração deste programa, como fazê-lo, por quantas etapas passamos e qual o é o resultado final pretendido?

Claudia - O programa Identidade Ampliada é individual e está disponível em duas modalidades: Mentoria (4 semanas) e Total (8 semanas). A cada novo encontro trabalhamos um dos pilares: autoconhecimento, comportamento, comunicação e imagem. O processo é totalmente personalizado para atender as demandas e interesses de cada um. Já o resultado vai depender do comprometimento com o processo.

A Mentoria de Oratória, que tem duração de quatro encontros, é em grupo e estamos com inscrições abertas para a próxima turma, com início em 01 de março. Informações no Instagram @identidadeampliada.

A psicanálise visa investigar a mente, sobretudo o insciente, que é uma parte escondida de nós mesmos, buscando apresentar a pessoa a ela mesma com a finalidade de lidar melhor com as inseguranças, angústias e outros sintomas. É um processo psicoterapêutico com tempo indeterminado. 

O horário pode ser agendado através do Whatsapp 15 99128-4078.

PUBLICIDADE