Apiaí: uma cidade fascinante do Circuito das Cavernas

Localizada a 320 km da capital de São Paulo, a pequena cidadezinha que integra o Circuito das Cavernas, é a porta de entrada para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar).

     Localizada a 320 km da capital de São Paulo, a pequena cidadezinha que integra o Circuito das Cavernas, é a porta de entrada para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar). Por conta disso, é o passeio ideal para quem gosta de interagir com a natureza e atrações radicais. Um dos destaques da cidade é conhecer o Núcleo Caboclo Petar que conta com cavernas, cachoeiras e trilhas para entreter todas as idades.

     Segundo a A!fonte Comunicação Integrada, além da natureza exuberante, o munícipio ainda preserva a tradição em confeccionar artesanato de argila. As variedades de trabalhos estão expostas na Casa do Artesão, que reúne panelas, travessas, cuias para água, tudo feito em argila pelos artistas da Associação Alto Vale do Ribeira. O visitante também pode conferir peças produzidas em madeira, palha, taquara, taboa, entre outros.

Associação dos Artesãos de Apiaí – Arte nas Mãos

     A atração oferece ao visitante oficinas de artes com diversas opções de cursos. Destaque para o artesanato em barro, onde o aluno aprende todo o processo. As aulas devem ser agendadas.

Associação dos Produtores Rurais do Bairro Garcias

     Para preservar e manter a produção de alimentos orgânicos, a atração apresenta ao visitante uma plantação orgânica e diversos produtos como geleias, molhos de tomates, paçocas e até farinha de milho artesanal.

Cachoeira Arapongas

     Localizada a 14 km do centro da cidade, a atração é considerada uma das mais bonitas e frequentadas da cidade. Também é ideal para a prática de cascading. Destaque para a piscina natural com águas claras e areias finas.

Cachoeirinha do Prado

     A bela e pequena cachoeira possui uma linda piscina natural formada ao seu redor, onde o visitante poderá desfrutar de deliciosos banhos em meio a uma exuberante natureza, em total segurança devido à pequena profundidade. Ideal para crianças e adultos, a diversão é garantida. Necessário agendamento, pois o local é propriedade particular. A entrada é franca.

Caminho da Bica D’água

     Diversão garantida para toda a família. Para chegar à atração, o visitante faz uma trilha de fácil acesso em meio à natureza. Destaque aos macacos-prego que saltam das árvores para recepcionar os turistas.

Casa do Artesão de Apiaí

     Passeio ideal para quem gosta de artesanato local. A atração fica em um casarão do início do século XX, considerado um dos principais da cidade. Além de conhecer os detalhes da arquitetura e decoração da época, os visitantes conferem os trabalhos dos artesãos.

CIEMA

     O Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares de Apiaí foi criado a partir do conceito dos CIEG's - Centro Integrado de Estudos Geológicos. Possui um espaço com o objetivo de apresentar as iniciativas voltadas à comunidade local, com projetos de extensão social, científica e cultural.

Fervedouro – Bairro Caximba

     A atração fica no meio da mata localizada no Bairro Caximba. Também conhecida como Caldeirão da Bruxa, o visitante conhece a nascente que responde a estímulos sonoros com bolhas efervescentes.

Igreja Matriz Santo Antonio

     A suntuosa igreja foi fundada em 1736, tem capacidade para acolher 2 mil fiéis e possui uma série de atividades pastorais. Atrai muitos visitantes, especialmente no mês de junho mês dedicado ao padroeiro, quando são realizados os tradicionais eventos como 13 dias de orações (trezena) e missas diárias e nos finais de semana, festas juninas com barracas, quitutes e outros atrativos.

Loja de Artesanato do Portal

     Endereço certo para quem aprecia artesanato. A atração oferece ao visitante uma variedade de trabalhos artesanais e doces caseiros preparados pela comunidade. Destaque para os objetos confeccionados em madeira e bordados.

Mirante Bela Vista

     Considerado um dos locais mais visitados da cidade, a atração fica a 1090 metros de altitude, onde os turistas desfrutam de uma vista panorâmica da região. Destaque para o pôr do sol.

Monumento da Lua

     Apiaí foi a primeira cidade do Brasil a homenagear a chegada do homem à lua na Apolo II em 1969. O monumento construído no mesmo ano representa este marco da história da humanidade e sua arquitetura mostra a lua na fase crescente, a mesma fase em que se encontrava quando os astronautas ali chegaram. O local encanta seus visitantes. Confira!

Parque Natural Municipal Morro do Ouro

     Aos apaixonados por meio-ambiente, o visitante conhece a atração que preserva os mananciais que abastecem a cidade, além de abrigar ecossistemas e plantas ameaçadas de extinção.

Praça dos Três Poderes

     A praça é ponto de encontro de famílias e amigos. Localiza-se no centro da cidade em frente à igreja matriz. Além de um monumento em homenagem à Bíblia, fica rodeada de entidades que representam três poderes: Delegacia de Polícia Civil, Fórum de Justiça e a Igreja Matriz.

Trilha Ecológica do Ouro

     Para quem adora história, vale a pena conferir a atração que reproduz a trilha, com percurso de 3 km, que passa por locais que fazem parte do patrimônio natural, histórico e cultural da cidade em seu percurso de desenvolvimento.

PUBLICIDADE