O que você quer ser quando crescer? “Quero ser modelo”. Esta resposta deve ser uma das mais ditas por meninas e adolescentes pelo mundo afora. Ingressar no mundo fashion exige mais do que um rostinho bonito, deve-se ter foco e dedicação.
O glamour das passarelas, os holofotes, os flashes, as viagens e a beleza da indústria da moda são alguns dos atrativos para que tanta gente queira esta profissão. Apesar de tudo isso, ela também pode ser competitiva, árdua, tensa e decepcionante para quem não está preparado.
A modelo itapevense Julia Moraes, 20 anos, começou a carreira aos 4 anos de idade, quando participou do concurso “O rosto mais bonito do Estado de São Paulo”, tendo conseguido mais notoriedade depois desta participação. Mas apesar disso, não pensava em seguir esta carreira. “Confesso que quando era pequena não gostava muito de tirar fotos e era um desafio para os meus pais, porém logo tudo mudou e isso se tornou a minha profissão”, conta.
Hoje, Julia tem se destacado na área e já trabalhou em países como México, Dubai, Turquia e Emirados Árabes. “Trabalhar está sendo incrível! Viver de algo que amamos se torna tudo mais leve e mais gostoso. Cada trabalho conheço uma nova versão de mim e aprendo mais a cada dia. Se quiserem saber de onde gostei mais, sem dúvida o México”, diz.
A modelo, que reside no exterior, já fotografou para diversas marcas famosas, tendo realizado campanhas e catálogos para a Avon, Coppel, Liverpool, TXC, Tops and Bottons, além de clipes com famosos.
De acordo com ela, a carreira de modelo é uma profissão como qualquer outra, mas que requer estudo, prática e muita força de vontade para evoluir profissionalmente, além de saber ultrapassar as barreiras e perrengues que a profissão impõem.
Além da beleza e inteligência, Julia Moraes também toca violão e canta lindamente, o que ela considera como o seu hobby preferido. Tendo em vista a sua profissão, a modelo fala fluente inglês e espanhol, que apesar de não ter estudado, a vivência e o convívio com outras pessoas lá fora a oportunizaram.
Se eu pudesse dizer algo para quem está pensando em ser modelo seria: Nunca desista dos seus sonhos, porque são eles que te levaram até onde você almeja.
Questionada sobre o que mais gosta em sua carreira, Julia foi bastante enfática. “Absolutamente tudo! A liberdade de expressão que essa profissão nos dá não tem igual. Temos que sentir, vibrar, e com certeza é a profissão mais linda que existe. Conhecemos o mundo fazendo o que amamos, e por mais que haja dificuldades no caminho, faz parte do processo. Se eu pudesse dizer algo para quem está pensando em ser modelo seria: Nunca desista dos seus sonhos, porque são eles que te levaram até onde você almeja. Tem poder quem age e mais poder ainda quem age certo”, finaliza.