Iporanga, a Capital das Cavernas

A cidade fica a 360 km da capital na região turística do alto do Ribeira. Pertence ao Circuito Cavernas da Mata Atlântica, sendo considerada a "Capital das Cavernas". Possui mais de 300 cavernas catalogadas e abriga a maior quantidade destas, no Brasil.

     A cidade fica a 360 km da capital na região turística do alto do Ribeira. Pertence ao Circuito Cavernas da Mata Atlântica, sendo considerada a "Capital das Cavernas". Possui mais de 300 cavernas catalogadas e abriga a maior quantidade destas, no Brasil.

     Conforme a A!fonte Comunicação Integrada, ocupa o primeiro lugar no ranking mundial devido ao tamanho do portal da caverna Casa da Pedra com 250 metros de altura. Outro destaque é a caverna Santana a mais rica e visitada da região do PETAR.

     Oferece também muitas trilhas, belas cachoeiras e corredeiras que propiciam o ecoturismo e esportes de aventura como: o trekking, rapel, raffiting e bóia-cross.

     O turismo histórico-cultural é outro destaque com seus casarões e prédios coloniais tombados como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT, que retratam suas origens desde 1576, época de sua fundação. A região é considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade por situar-se em Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Águas Porto do Ribeira

     O local é marco histórico da colonização portuguesa no Brasil e o encontro das águas do ribeirão Iporanga e do rio Ribeira de Iguape. Em 1576 exploradores portugueses encontraram ouro no local, dando origem a um dos primeiros povoados do Brasil colônia, o garimpo de Santo Antônio. Em 1730 tornou-se a sede do município.

Caverna Casa de Pedra - Iporanga / SP

     Considerada uma das mais populares da cidade, a atração conta com o maior pórtico do mundo de 250 metros. Destaque para as belas paisagens proporcionadas durante a caminhada. Entrada somente com monitor e equipamento de segurança.

Caverna da Água Suja

     Considerada uma das mais bonitas da região, o visitante realiza parte da caminhada por trecho de água. Destaque para as enormes galerias. Acesso somente com monitor e equipamentos de segurança.

Caverna de Santana

     Para quem gosta de aventura é o endereço certo. Considerada uma das mais bonitas do mundo, a atração tem mais de 800 metros para visitação. Acesso com monitor ambiental e equipamentos de segurança

Caverna do Alambari de Baixo

     Neste passeio, o visitante passa por imensos salões e parte da caminhada passa por um estreito túnel com água que leva à travessia pela montanha. Visita somente com monitor e equipamentos de segurança.

Caverna do Morro Preto

     Para quem gosta de belas paisagens, a atração oferece ao visitante um lindo pórtico e um mirante com vista para quem entra no lugar. Acesso somente com monitor e equipamentos de segurança.

Caverna e Cachoeira do Couto

     A atração é uma das únicas em que os visitantes conseguem fazer travessia pela montanha. Destaque para a cachoeira que fica localizada na entrada e na parte exterior. Visita somente com monitor e equipamentos de segurança.

Centro Histórico de Iporanga

     Para quem gosta do turismo histórico-cultural, conheça o centro histórico da região que conta com um conjunto arquitetônico dos séculos passados e tombado pelo patrimônio municipal. Destaque para a Igreja Matriz e os imponentes casarões antigos.

Mirante da Boa Vista

     Para quem gosta de apreciar belas paisagens, a atração oferece ao visitante uma vista panorâmica do Vale do Rio Betari. O lugar recebe muitos turistas para observar óvnis.

Mirante de Iporanga

     O mirante localizado no alto da margem direita do rio Ribeira de Iguape, possibilita ao visitante uma vista panorâmica da cidade, com belíssimas paisagens entre a exuberante Mata Atlântica e suas suntuosas montanhas, que rodeiam a cidade.

Ruínas de Iporanga

     Para quem quer conhecer um pouco da história da cidade, conheça a atração que é considerada o marco histórico por manter as ruínas do primeiro povoado da região com data de 1576. Destaque para os vestígios da extração de ouro e outras atividades da época.

Trilha Betari – Cachoeira das Andorinhas e Betarizinho

     Para quem gosta de interagir com a natureza, neste passeio o visitante faz uma trilha pelas margens do rio Betari e mata preservada. O trajeto termina em duas cachoeiras, sendo que a maior, com 30 metros de queda, é ideal para rapel e se forma na fenda de um cânion.

PUBLICIDADE