Itaóca: um destino com muitas cachoeiras, grutas e abismos

A cidade fica na região do alto do Vale do Ribeira e emancipou-se de Apiaí em 1991. Pertence ao Patrimônio Natural da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que permeia as proximidades da região das cavernas do PETAR.

     A cidade fica na região do alto do Vale do Ribeira e emancipou-se de Apiaí em 1991. Pertence ao Patrimônio Natural da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que permeia as proximidades da região das cavernas do PETAR.

     Segundo a A!fonte Comunicação Integrada, possui muitas cachoeiras, grutas e abismos ao redor e atrás das cachoeiras, criando um cenário natural exuberante e misterioso. Possibilita a prática do ecoturismo e esportes de aventura como o rapel e o trekking.

     Concentra cavernas com grandes extensões como a dos Morcegos com belas formações de espeleotemas e por vezes se interligam aos abismos formados em torno das cachoeiras. Destaca-se também o artesanato local com arte em argila, madeira e fibras naturais, além do turismo histórico-cultural nas remanescentes comunidades quilombolas.

Abismo da Bezerra

     Aos amantes do esporte radical, vale a pena conhecer a atração que conta com desnível de 160 metros e uma infinidade de espeleotemas. Ideal para a prática de rapel com equipamentos de segurança. A atração dá passagem para a gruta dos morcegos.

Artesanatos

     Aos amantes do artesanato, a região conta com diversos endereços de artesãos que confeccionam trabalhos singulares. Destaque para a técnica milenar de argila, palha de milho, pinturas e trançados em fibras naturais com taquara, bambu e outros.

Balsa

     A 1,8 km do centro está a balsa, que faz a travessia ida e volta do rio Ribeira de Iguape, entre os Estados de São Paulo e Paraná. Muito utilizada para pesca ou transporte, com espaço para três carros de passeio. O passeio é lindo e interessante percorre 80 m de largura, por correnteza, sem a ajuda do motor. Confira!

Cachoeira do Guarda – Mão

     Um dos lugares mais frequentados nos dias de calor, por ficar mais próximo da cidade, localizada a 4 km. A atração oferece ao visitante extensa área verde preservada e piscina natural com água transparente.

Cachoeira do Santo Antônio

     Localizada a 10 km do centro no meio da Mata Atlântica intacta, a atração tem uma queda de 50 metros, ideal para a prática de esportes radicais. Para quem gosta de aventura e adrenalina pode continuar a trilha de 8 horas que leva a um complexo de 16 cachoeiras.

Cachoeira dos Martins – Praiatuba

     A cachoeira fica a 9 km do centro, de fácil acesso. Possui 3 metros de altura e propicia banhos revitalizantes aos visitantes de qualquer idade. O local é ideal também para passeios e apreciação da natureza.

Cachoeira Três Meninas

     Localizada a 11 km do centro da cidade, a atração é um conjunto de cachoeiras com piscinas naturais. Destaque para as paisagens exuberantes devido à Mata Atlântica preservada.

Gruta dos Morcegos

     Gosta de adrenalina e aventura? Conheça a atração que fica a 10 km do centro e conta com 306 metros de extensão para caminhada. Destaque para sua formação cheia de espeleotemas.

Mirante do Paulista

     O mirante propicia ao visitante uma inusitada vista panorâmica da região, cortada pelo rio Ribeira de Iguape. Ali paulistas resistiram a paranaenses durante a revolução de 32, daí o nome Paulista do Mirante. O local possui vestígios das trincheiras de guerra.

Quilombo do Cangume

     Para divulgar as tradições, costumes e cultura, a comunidade remanescente de quilombolas abre as portas para receber os visitantes. No local, o turista vai conhecer rituais, modo de vida, saborear a gastronomia e conhecer o artesanato.

Salgadinhos e derivados da mandioca e Queijo de massa cozida

     Um dos produtos mais tradicionais da cidade e ajuda economicamente os pequenos fabricantes, a iguaria é vendida em diversos pontos e utilizada na produção de salgadinhos, entre outros produtos, todos derivados da mandioca.

Varadouro

     Um dos cartões-postais da cidade, a atração é o afunilamento do Rio Ribeira de Iguape com 80 metros de largura. O rio passa por um corredor de pedras com desnível acentuado o que torna a cachoeira que se forma, com alta pressão pelo aumento da quantidade de água.

PUBLICIDADE