O Beach Tennis é uma das modalidades esportivas que mais têm crescido nos últimos anos e conquistado cada vez mais adeptos. Criado em 1987, na Itália, apenas em 1996 começou a se popularizar. Em Itapeva o esporte chegou apenas em 2022, logo após a pandemia, com a inauguração do Riviera Sand Club.
Para o professor de Educação Física, Fabio Fontes Oliveira, o Beach Tennis tem feito a cabeça das pessoas, principalmente devido a cultura do pé no chão e a sensação do contato com a areia.

O esporte em si é fácil de praticar, parece difícil num primeiro momento, mas os praticantes aprendem muito rápido e evoluem rapidamente também
“É um esporte que vem crescendo bastante pelo fato da nossa cultura de estar descalço e colocar o pé na areia. O esporte em si é fácil de praticar, parece difícil num primeiro momento, mas os praticantes aprendem muito rápido e evoluem rapidamente também. Isso dá um gás para acreditar que você pode e consegue. A sensação do pé na areia é maravilhosa, todo mundo gosta”, enfatiza.
Trata-se de uma atividade física, que ajuda a queimar calorias e principalmente a fortalecer toda a musculatura. Além disso permite o aumento da coordenação e flexibilidade. Sendo assim, ele pode ser um aliado e tanto para quem está precisando praticar uma atividade aeróbica e ganhar fortalecimento cardiovascular.

O Beach Tennis, como o esporte em geral, traz muitos benefícios. Ele ajuda muito na parte cardíaca, porque o atleta se movimenta bastante na areia. É ótimo para a musculatura das articulações, a qual é fortalecida
“O Beach Tennis, como o esporte em geral, traz muitos benefícios. Ele ajuda muito na parte cardíaca, porque o atleta se movimenta bastante na areia. É ótimo para a musculatura das articulações, a qual é fortalecida. Também é muito importante na parte social. Como é um esporte que não tem muito contato físico de um jogador com o outro, diminui bastante o risco de lesões”, explica o professor de Educação Física.
Além disso, o Beach Tennis pode ser praticado por qualquer pessoa, desde crianças até idosos. Embora muitas pessoas pensem que esse esporte de areia é similar ao tênis, ele possui as suas principais características, ainda que sua prática seja facilitada pelos adeptos da raquete.
“É um esporte diferente, mas com certeza quem joga Tênis já tem o time da bola, o jeito do braço, uma noção maior de quem está iniciando do zero”, compara Fabio.
O Riviera Sand Club possui dois professores, que ministram aulas de Beach Tennis diariamente e também têm realizado competições com os atletas praticantes da modalidade. Apenas em Itapeva, mais de 120 pessoas aderiram ao esporte e fizeram dessa prática a atividade de suas vidas.
“Realizamos dois grandes torneios no ano, um em cada semestre. No mês de maio tivemos a participação de mais de 120 pessoas de toda a região, inclusive de Sorocaba, Taquarituba, Avaré, Itararé e São Paulo. Tivemos uma galera muito bacana participando. Temos ainda o nosso torneio interno, no qual incentivamos bastante os iniciantes. Motivamos eles a estarem jogando sempre e evoluindo dentro do esporte. Acredito que hoje, apenas em Itapeva, tenhamos mais de 120 praticantes. Só no Riviera temos cerca de 80 pessoas ativas no Beach Tennis”, conta Fabio.
Além de praticar o Beach Tennis, Fabio recomenda a todos pelo menos experimentar essa sensação, a qual ele descreve como única.
“Faça uma aula, pelo menos um dia na areia, que você irá se apaixonar. É um esporte muito gostoso de se praticar e envolvente. A sensação do pé na areia é algo indescritível”, finaliza o professor.