O vendedor de milhões

Corretor de imóveis, aos 18 anos, Ricardo Riza agarrou a oportunidade e hoje após quatro décadas tornou-se um vendedor de milhões.

     A história do corretor de imóveis Ricardo Riza, poderia ser confundida com muitas outras, em que se coloca a sorte como fator principal do sucesso. Entretanto, muito trabalho, persistência e oportunidades foram fatores fundamentais para transformá-lo em um profissional requisitado e capacitado no mercado imobiliário.

     Ricardo começou aos 18 anos na Meridional Imóveis, que na época era uma das maiores imobiliárias em Itapeva. Porém, as vagas de corretor estavam todas preenchidas. Então propôs ao proprietário da imobiliária, Otávio Campolim, a vender sítios. Não era a sua especialidade, mas era o que tinha naquele momento. “Foi uma estratégia para entrar na imobiliária. O dono me chamou para trabalhar, mas eu não tinha mesa, ficava na cozinha. Como ficava às vezes ocioso, acabei tendo que lavar xícaras, tanto dos corretores como dos clientes. Esse foi o meu começo e não foi fácil”, lembra.

     Durante o horário de almoço, em que todos saiam e apenas ele ficava, sentava em uma das mesas para atender potenciais clientes, mas, neste horário não aparecia ninguém querendo comprar um sítio. 

     Como que um iluminado, foi durante este horário que um belo dia entrou um cliente querendo comprar um imóvel residencial. Sozinho, pegou as chaves e mostrou o imóvel ao comprador. Negócio fechado! Ele apresentou a venda ao seu patrão, que o avalizou e lhe deu uma gratificação.

     Como não podia receber comissão, pois não era corretor de imóveis urbanos, Ricardo foi questionado pelo dono da imobiliária, que desconhecia que seus colaboradores saiam almoçar todos ao mesmo tempo. Com o aval e escondido dos demais pode atender aos clientes que apareciam no horário.

     “Com a autorização do dono e sem que os corretores soubessem, no primeiro mês vendi quatro casas. Ele se assustou e quando os corretores descobriram, fizeram uma reunião e pediram para que eu saísse. Foi quando o seu Otávio disse que quem quisesse sair estava à disposição. Dois foram embora e ganhei uma mesa. Fiquei por 15 anos e depois disso eu me tornei sócio, comprando 50% da imobiliária”, lembra.

     Mas, Ricardo tinha muitos sonhos e o sócio não acompanhava as mudanças e estratégias de marketing disponíveis. Decidiu abrir a sua própria imobiliária: a Riza Imóveis.

     Funcionando em uma garagem à Rua Lucas de Camargo, com uma mesa, telefone e um funcionário. Após vender alguns imóveis, mudou para a Rua Cel. Levino Ribeiro, onde ficou por 12 anos.

     Porém, Ricardo percebeu que faltava em Itapeva um especialista na venda de imóveis de alto padrão. Visionário, tornou-se o maior corretor neste nicho da região.

     “100% das imobiliárias queriam vender de tudo e já com quase 20 anos da Riza, percebi que neste nicho faltava um especialista e comecei a vender imóveis comerciais e residenciais de alto padrão. Fui angariando clientes com condições financeiras diferenciadas. Com muitos anos de prática do mercado e já com bastante bagagem me especializei, me estabeleci e cresci ainda mais”, enfatiza.

"Somos um ponto de referência com o slogan - o nome que vende - e realmente as pessoas quando falam em vender um imóvel de alto padrão e estão com dificuldade, muitas indicações chegam até nós e conseguimos resultados positivos”

     E a mudança lhe trouxe frutos, economia, satisfação e mais dinheiro. “A carteira imobiliária toma muito tempo. A locação dispende 110% do seu tempo e não dá um retorno favorável, chega quase a dar prejuízo. Após 40 anos como corretor decidi mudar novamente. Tirei toda a locação residencial e me especializei na comercial, que não te dá manutenção e possui valores bem maiores. Hoje sou eu, meu filho que é corretor e minha esposa como secretária. Tenho muito mais tempo para fazer as vendas de imóveis de alto padrão. Somos um ponto de referência com o slogan - o nome que vende - e realmente as pessoas quando falam em vender um imóvel de alto padrão e estão com dificuldade, muitas indicações chegam até nós e conseguimos resultados positivos”, confessa.

•  Para conhecer mais do trabalho do Ricardo, visite o perfil dele no Instagram. 

PUBLICIDADE