O Yoga é uma atividade milenar, que surgiu na Índia e se difundiu pelo mundo todo. Muitos o define como uma prática espiritual, que tem como base a evolução do homem em todos os aspectos da vida, evolvendo o bem estar físico, mental e emocional.
De acordo com o professor de Educação Física e Yoga, Andrei Müzel, são muitos os benefícios. “Podemos destacar que a prática trabalha o equilíbrio físico e mental, atuando na conscientização para o equilíbrio, autoconhecimento, controle, respiração e potencialidades”, conta.
Segundo o professor, o Yoga é uma atividade física universal recomendada para todas as idades. Além de uma prática física, ele é considerado um estilo de vida.
O Yoga dentro de suas diretrizes, tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada. Seus movimentos e posturas, geralmente, indicam algo relacionado à natureza
“O Yoga dentro de suas diretrizes, tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada. Seus movimentos e posturas, geralmente, indicam algo relacionado à natureza. Com isso, além de promover a sensação de bem-estar e entregar maior disposição para as atividades que regulam a vida, a atividade implica em uma transformação, que faz com que a prática seja vista de uma forma muito mais profunda do que apenas uma atividade para quem a realiza com constância”, explica Andrei.
A prática do Yoga tem como base a promoção do relaxamento, o foco na flexibilidade, na mente e no equilíbrio. É executada uma respiração abdominal através do nariz, com movimentos em permanência e em transições. O Yoga pode ser inserido no dia a dia e não é difícil como parece.

“O importante é inseri-lo na rotina e manter uma constância. Para isso, é necessário se planejar e destinar um momento do seu dia ou de sua semana, separar um horário e assumir para si mesmo este compromisso. Meu primeiro contato com Yoga foi em minha trajetória com a dança, em cursos que usavam o Yoga, principalmente como um trabalho de conscientização corporal. Não percebi grandes dificuldades no início, pois estamos falando de um trabalho de desenvolvimento gradativo e consciente”, comenta o professor.
O importante é inseri-lo na rotina e manter uma constância. Para isso, é necessário se planejar e destinar um momento do seu dia ou de sua semana, separar um horário e assumir para si mesmo este compromisso
Nos últimos anos o Yoga teve uma expansão e ganhou muitos adeptos. Andrei Müzel explica: “Acredito que essa expansão muito se dá por esse novo movimento social em que as pessoas tomaram consciência da importância do bem-estar físico e mental. Em um cenário onde as taxas de adoecimento sob causa de estresse, depressão e ansiedade, somada aos índices de obesidade, que já alertam a algum tempo sobre o bem-estar humano, a prática do Yoga se insere perfeitamente, pois abrange os dois cuidados, de modo a cuidar do físico e o mental”.